Mantendo a Esperança em Tempos de Crise

Não importa que tipo de crise você esteja enfrentando, seja ela financeira, profissional ou sentimental -, o que importa é manter a esperança durante o processo.
Qual é o significado da palavra “esperança”? De acordo com o dicionário Aurélioesperança é “a expectativa de um bem que se deseja”. Já a enciclopédia Wikipédia se refere à esperança como “uma crença emocional na possibilidade de resultados positivos relacionados com eventos e circunstâncias da vida pessoal”. 

Sendo a esperança uma crença, depende exclusivamente de sua decisão acreditar na possibilidade de bons resultados na vida. Ter esperança requer perseverança, coragem, iniciativa e uma boa dose de paciência.
Acreditar que algo é possível mesmo quando há indicações do contrário é uma tarefa desafiadora, e que muitas vezes desanima. É como ir à academia dia após dia na expectativa de uma mudança no seu estado físico, mental e emocional, mesmo sabendo que não bastam apenas os exercícios e horas na esteira, é imprescindível também adotar uma dieta alimentar saudável, com vitaminas, horários estabelecidos de alimentação, consistência e muita persistência. O  resultado que você tanto almeja pode levar inúmeras semanas ou até mesmo longos meses. Enfim, seu estilo de vida deve mudar! 

Esperança de encontrar o “príncipe encantado” ou, para os homens, a mulher ideal, pode ser também um grande desafio. Aprendi ao longo dos anos e com minha experiência clínica que vale mais investir a energia no autoconhecimento, de modo que possamos SER a pessoa ideal. Melhor do que viver na ilusão de encontrar a pessoa ideal. Durante nosso desenvolvimento pessoal, aprendemos a definir o que é realmente importante e o que desejamos conquistar na vida. 

Esperança de um dia obter  independência financeira, ser rico, ou bem sucedido profissionalmente é o sonho de muitos. Para manter a esperança viva e forte, caminhe em direção a seu objetivo. Pergunte a si mesmo o que tem feito para concretizar seu desejo. O que mais você pode fazer para realizar este sonho? Você está disposto a trabalhar mais? Mudar de carreira? Abrir um negócio? Fazer uma Faculdade? Terminar um curso? Tentar uma nova frente de negócios? Quanto de seu tempo e dinheiro você está disposto a investir para alcançar seu sonho? Como você usa seu tempo hoje? Há algo que você faz que lhe impede de alcançar seu sonho?  Você está totalmente comprometido a abandonar este hábito, vício ou ocupação para alcançar sua independência  financeira?

 Esperança de um dia se casar, ter filhos, mudar de cidade, estado ou país pode ser o seu caso. No entanto, o que você tem feito para que isto se torne presente em sua vida amanhã?

Esperança de uma velhice tranquila, financeiramente estável e saudável, pode também estar em seus planos. Como você tem cuidado de seu corpo? Você fuma, bebe, usa drogas ou trata seu corpo como um “dumpster“ (depósito de lixo)?  Se respondeu “sim” a pelo menos um dos itens acima, é hora de reavaliar o que espera de seu futuro e fazer as mudanças necessárias.  

Saiba que nunca é tarde para recomeçar. Nova atitude diante das circunstâncias e novos trajetos podem ser traçados neste exato momento, mesmo em meio à crise. Hoje pode ser o grande “turning point” de sua vida! Faça como está escrito em Lamentações de Jeremias.  Traga à memória aquilo que pode lhe dar esperança.  
É tempo de decisão, mudanças, renovação e inovação. Ninguém melhor que você para saber o que deve ser mudado de forma que a esperança seja resgatada ou acesa em sua vida.

Você pode  fazer que sua vida seja repleta de não somente esperança, mas também determinação, coragem, e disposição para realizar cada desejo de seu coração. Existe dentro de você uma força extraordinária, muitas vezes abafada, capaz de emergir nas situações mais dramáticas e impulsioná-lo em direção a tomar posse de si mesmo, da sua liberdade, do seu desejo de tornar-se a pessoa plena que você está destinado a ser.

Que o momento de crise contribua para que mudanças sejam realizadas. Que a crise se transforme em combustível de uma nova etapa em sua vida. Que bênçãos venham a nascer através deste período. Quem supera uma crise, supera a si mesmo.

Qualquer que seja a circunstância ou crise atual, aproveite este momento para decidir VENCER! 

Declare vitórias e bênçãos na sua vida. Seja uma benção em sua própria vida e na vida daqueles ao seu redor. Que a ESPERANÇA caminhe junto com a perseverança, a coragem e a determinação para você se superar e vencer.

 Deus abençõe seu dia!

Dra. Claudia Martins

Apoio Multi Holding

Dr. Claudia Martins’ photo produced by www.passportpictures.org

10 Comment(s)

  1. Dr. Claudia,
    It is really a great and helpful piece of information. My brother suggested I might like this website. He was entirely right. This post actually made my day.
    Thanks for sharing!

    Rossana | fev 5, 2011 | Reply

  2. You certainly deserve a round of applause for your post and more specifically, your blog in general. Very high quality material!
    I’m confident lots of people will benefit from this website. Thank you, Dr.Claudia.

    Esther | fev 5, 2011 | Reply

  3. Dra Claudia,

    Venho acompanhando seu blog há alguns meses já. Leio também seus artigos no jornal. Não poderia deixar mais uma oportunidade passar sem agradece-la pela diferença que suas mensagens tem feito na vida da minha família.

    Jean | fev 5, 2011 | Reply

  4. Wow!! Que a esperança reine no nosso coração e mente!!! Texto muito motivador e de grande utilidade para todos nós!!
    Parabéns!!!

    Martha Felipe | fev 5, 2011 | Reply

  5. Ótimo trabalho Claudia, com certeza esse artigo manterá acesa a chama da esperança que o diabo tem procurado apagar nos corações de muitos nesse tempo de dificuldades.
    Que o Senhor te proteja e te guarde.

    Edilton | fev 5, 2011 | Reply

  6. Definitivamente esperança tem que ser a última que morre mesmo.
    Breve com muita esperança estaremos nos vendo pessoalmente.:-)
    Parabéns.
    Shamea.

    Shamea | fev 20, 2011 | Reply

  7. Querida Dra Claudia,
    Você realmente está fazendo a diferença com este blog, motivando as pessoas com estas mensagens impactantes.
    Parabéns e que Deus continue te abençoando, pois é um trabalho maravilhoso este que você está realizando.

    Thanks!!!

    Miss Mendes | fev 21, 2011 | Reply

  8. Maravilhoso ter uma fonte de informacões que nos leva a buscar e sondar as nossas almas e emocões. Esse artigo foi muito abençoado e marcante que realmente nos leva a mudar e não perder a esperança!

    Priscylla | mar 18, 2011 | Reply

  9. “Qualquer que seja a circunstância ou crise atual, aproveite este momento para decidir VENCER!”

    Essa sua frase é de suma importância realmente, decidir vencer e crucial. E a certeza que Jesus esta sempre ao nosso lado, nos da força para ir em frente. Fique com Deus

    marcia alves | dez 31, 2011 | Reply

  10. Gostei: para manter a esperança viva.
    Devemos ter perseverança, coragem, iniciativa e uma boa dose de paciência.
    Deus te abençoe.

    Luís carlos | jan 2, 2016 | Reply

Post a Comment