Tudo Começa na Mente

A mente do ser humano grava e executa tudo que lhe é enviado. Seja através de palavras, pensamentos ou atos, positivos ou negativos. Basta que você os aceitem. É essencial para o nosso equilíbrio emocional e mental filtrar o que cultivamos na nossa mente.

Considere sua mente como um super computador. Seu cérebro é esta máquina magnífica que tem você como programador e desenvolvedor. Os pensamentos são os dados que você envia ao cérebro para serem processados, e o cérebro apenas executa tais informações.

Como evitar que a mente seja infectada com “vírus”? É importante e vital desenvolvermos a consciência emocional. A consciência emocional é a decisão de estarmos conscientes a cada instante de tudo que desejamos sentir e vivenciar no nosso interior. No entanto, é uma tarefa desafiadora mas também uma das mais compensadoras. Ao cultivar a consciência emocional permitimos ultrapassar as compulsões, os padrões autodestrutivos de comportamento que nos impedem viver a vida que fomos criados para viver. Uma vida plena, equilibrada e abundante. Ao entendermos que somos capazes de escolher os pensamentos que desejamos cultivar encontramos liberdade para viver uma vida mais leve e tranquila.

Ao decidirmos cultivar os pensamentos que mais contribuem para nosso êxito, o resultado será de usufruir de uma vida mais saudável. Mas como fazemos isto? Tudo começa na mente. Nossos desejos, sonhos, pensamentos, dificuldades, desafios, sucesso, em fim, antes de sentirmos, pensamos.

Um termo muito usado na área da ciência da computação e tecnologia da informação (TI) é Garbage In, Garbage Out. Ou seja, toda vez que um computador é alimentado com dados absurdos ele inquestionávelmente processa tais dados, (Garbage In) e o mesmo produz resultados absurdos consequentemente (Garbage Out). Semelhantemente, pensamentos destrutivos e negativos promovem comportamentos destrutivos e negativos. Quem pensa que não vai conseguir, já está se sabotando mesmo antes de investir ou tentar.

Encorajo toda pessoa que ainda tenha esta dificuldade a mudar apartir de hoje o teor de seus pensamentos. Começe a mudar o seu pensamento sobre o seu dia. O que você pode esperar do seu dia hoje? Como você pode contribuir para que você se sinta mais leve e focado?
É necessário, estar conscientemente decidido a não focar nas possibilidades de não dar certo, mas sim investir na confiança que algo muito bom irá lhe acontecer hoje.

Você topa fazer um exercício?
Visualize você sorrindo, se olhe no espelho e dê um sorriso de bom dia para você ao acordar. Dê boas-vindas ao seu dia. Agradeça a Deus por estar vivo e pela chance de vivenciar um novo dia na sua caminhada da vida. Para nós, que moramos na Flórida, onde neste exato momento está marcando 102 graus Farenheit, vamos agradecer por sermos privilegiados de sentir o calor do sol aquecendo nossas peles. Vamos admirar o brilho, a claridade do sol que ilumina nossos dias. Abra as persianas e deixe a claridade entrar.
Perceba e absorva esta magnitude da natureza. Este exercício pode durar alguns minutos ou você pode exercitá-lo durante todo o seu dia. Garanto que este seu novo dia terá um outro brilho.

Quem cultiva pensamentos que promovem ânimo e coragem, com certeza prosseguirá de encontro ao seu alvo pessoal. O que possuímos de mais precioso é o nosso tempo, pois ele não volta mais. Se tenho consciência que pensamentos positivos me proporcionarão sentimentos agradáveis e que promoverão a minha paz de espírito, por que perderei meu tempo precioso inútilmente cultivando sentimentos ou emoções destrutivas como o desânimo, medo, raiva e desconforto? Mas isto não é fácil! Sinceramente é muito difícil, porém possível.

Ao reprogramarmos a nossa mente nos damos a chance de remover todos os vírus que a contaminam, como a raiva, medo, solidão, tristeza , auto-invalidação, falta de perdão e ansiedade, entre muitos outros. É necessário então instalar os programas indispensáveis para obtermos uma melhor qualidade de vida.

Durante um período de minha vida, me senti muito só. Lembro-me perfeitamente de ir a uma livraria que gosto muito e comprar vários livros de auto-ajuda. Não conseguia comprar apenas um, a sede era enorme, precisava ler, aprender e por tudo em prática. Sem ter muito tempo, cheguei a ler em uma semana três livros. Interessante como me sentia melhor só de saber que eu estava fazendo algo para me ajudar a entender meus sentimentos e aprender a lidar com minhas emoções. O meu sentimento de solidão desencadeou um desejo de aprender mais sobre o comportamento do ser humano e entender mais as minhas próprias emoções e comportamentos. Claro, que a solidão que eu pensava estar sentindo era muito mais que solidão, era um vazio na alma, dores, feridas que ainda não tinham sido curadas.
Decidi mergulhar em livros de Psicologia e auto-ajuda para entender um pouco mais sobre os comportamentos do ser humano e obter ferramentas para que eu mesma pudesse me ajudar. Este processo foi intenso e desencadou um grande interesse mais tarde de estudar Psicologia. Nesta época, minha área de estudo era Inglês. Com o passar do tempo foi necessário buscar ajuda profissional para minha vida. Sei exatamente o que é estar do outro lado da mesa em um consultório terapêutico.

Caro leitor, é possível reprogramarmos nossa mente. É possível alcançarmos este alvo. A caminhada pode ser longa, porém o aprendizado e exercício constante da conscientizacão emocional nos auxilía em vários aspectos de nossa vida. O impacto que esta mudança de atitude causa na nossa mente e o sentimento caloroso que produz no nosso coração, são tão marcantes que se refletem no nosso olhar fazendo com que o nosso semblante nunca mais seja o mesmo. As pessoas em nossa volta certamente se beneficiarão com nossa transformação, no entanto a pessoa mais beneficiada acaba sendo nós mesmos.

Não permita mais que seu tempo precioso passe em vão! Comece hoje mesmo fazendo uma faxina mental, livre-se de todo lixo que tem acumulado. Decida hoje a reprogramar a sua mente, nem que seja começando a encarar as possibildades do seu dia de uma maneira mais leve. Olhe para si, e pergunte a si mesmo, o que tenho eu feito para contribuir para minha própria saúde mental? Em que direção estou conduzindo a minha vida? Estou promovendo sáude e equilíbrio mental e emocional para minha vida ou tenho contribuído para meu próprio desequílibrio? Tenho cultivado pensamentos que me prendem e impedem de experimentar uma vida mais satisfatória?

Lembre-se, nós somos do tamanho dos nossos sonhos!

Desejo a você um dia de conscientização, que o desejo de ser melhor e viver uma vida leve, tranquila e equilibrada possa invadir a sua mente e consequentemente seu coração. Observe o sol que está brilhando lá fora e absorva a intensidade e calor que ele produz. Que a luz forte, brilhante e dourada deste belo sol possa inundar todo o seu ser e iluminar a sua mente. E para meus leitores que estão vendo chuva, que esta chuva possa lavar sua alma, limpar sua mente e seu coração. Lembre-se sempre que nossa vida é o resultado dos pensamentos que cultivamos.

Como está o seu pensamento hoje?

Você merece uma vida gratificante e feliz.

Deus abençoe seu dia!

Com muito carinho,

Dra. Claudia Martins

Apoio Multi Holding

Dr. Claudia Martins’ photo produced by www.passportpictures.org

11 Comment(s)

  1. É isto aí!!!! Vamos então nos exercitar de verdade para que possamos ter uma mente que trabalhe ao nosso favor!!!
    Deus te abençoe, minha irmã!!!!

    Martha Felipe | ago 5, 2010 | Reply

  2. Claudia,

    Muito obrigado! Sua mensagem de hoje em muito me enriqueceu. Estou enviando para minhas amigas, pois sei que vai ser bom também para todas elas.

    Forte abraço.

    Maria Silva | ago 5, 2010 | Reply

  3. Amiga…

    Que lindo seu Blog!!!!!Sou a partir de hoje leitora fiel…! Essa mensagem falou muito comigo.

    E vc … sempre me enchendo de orgulho!! I am really proud of you!!!

    Gisele Florestano | ago 5, 2010 | Reply

  4. Mais um grande artigo.

    Parabéns Claudia!

    Antonio Queiroz | ago 5, 2010 | Reply

  5. Amiga…
    This is getting better and better.
    I’m loving it!
    Luv u

    Daniela Esteves | ago 6, 2010 | Reply

  6. Claudia,

    Adorei seu blog JANELAS DO CORACAO. Me chamou muito a atenção este parágrafo…

    “Como evitar que a mente seja infectada com “vírus”? É importante e vital desenvolvermos a consciência emocional. A consciência emocional é a decisão de estarmos conscientes a cada instante de tudo que desejamos sentir e vivenciar no nosso interior. No entanto, é uma tarefa desafiadora mas também uma das mais compensadoras. Ao cultivar a consciência emocional permitimos ultrapassar as compulsões, os padrões autodestrutivos de comportamento que nos impedem viver a vida que fomos criados para viver. Uma vida plena, equilibrada e abundante. Ao entendermos que somos capazes de escolher os pensamentos que desejamos cultivar encontramos liberdade para viver uma vida mais leve e tranquila.”

    Acredito que este é o nosso maior desafio no dia a dia. Escolher o que desejamos e iremos vivenciar.

    Parabéns por seu belo trabalho. Irá abençoar a sua vida e de milhares de pessoas em todo mundo.

    Um abraço,

    Carlos

    Carlos W. Martins | ago 6, 2010 | Reply

  7. Oi Claudia
    Gostei muito!! Artigos como este vai fazer diferença na vida de muitas pessoas.

    Felicidades,

    Sonia

    Sonia Teilor | ago 7, 2010 | Reply

  8. Dear Dr. Martins:

    First off, CONGRATULATIONS on your Janelas do Coracao Blog! I am an American citizen who’s been living in Brazil for the last 5 years. I ran into your Blog and read your article on Tudo Começa na Mente. What a breeze of fresh air. I am a mechanical and software engineer by trade and could entirely relate to the part when you compared the term (GIGO) garbage in, garbage out, with the bad thoughts that we sometimes feed our minds with. AWESOME JOB!!!

    You provide excellent insight on how we should program our minds in order to obtain constructive and positive results.

    I salute you for taking the time to post words of faith and encouragement. We often need to read that!

    Please keep up with your illuminating writing!

    Sincerely,

    Ronald Jones

    Ronald W. Jones | ago 8, 2010 | Reply

  9. Que mensagem maravilhosa! Devemos sim tomar um passo para uma mudança de atitude e pensamentos. É uma escolha que mudará nossas vidas de uma forma radical!

    Priscylla | ago 20, 2010 | Reply

  10. “Tudo começa na mente”

    Muito bom ….. Com certeza, cada dia que passa tenho mais certeza disso.
    É muito difícil ter o controle sobre nossa mente, mas nao vou desistir, é tudo uma questão de muito treino e vou continuar até ter êxito no que quero.

    Grande beijo e mais uma vez obrigado

    Danilo

    Danilo | out 11, 2010 | Reply

  11. Claudia, muito bom ler o que tu escreves . A evoluçao é um caminho certo, sem volta, mas o preço que se paga para atingí-lo muitas vezes é difícil. O resultado é muito gratificante e é por isso que nunca desisto de me trabalhar. Teria muito prazer em te conhecer, sou psicóloga também, gestalterapeuta, espírita e trabalho com o Contrato Sagrado de Caroline Myss. Grande abraço e que Deus te abençoe e proteja, Feliz Natal!!

    Tarita Jensen Dalmarco | dez 11, 2012 | Reply

Post a Comment