Rótulos: Danos Emocionais que Causam à Alma

Durante o decorrer de nossas vidas somos constantemente bombardeados com rotulagens pessoais. Familiares, amigos, colegas, sem ponderar ou ter noção alguma do impacto que certas palavras podem nos causar, despejam desenfreiadamente rótulos sobre nós. Baixinho, magro demais, gordo, preguiçoso, tímido, envergonhado, chorão, fraco, instável, burro, não vai chegar a lugar nenhum, e mais alguns outros que nem vale a pena serem mencionados. Infelizmente, uma grande maioria de pessoas, assimila e absorve com tanta profundeza certos rótulos que os mesmos passam a fazer parte de suas características de personalidade. A pessoa que assumiu seu rótulo como verdade desenvolve uma afinidade tão grande e pessoal com estas palavras que chega até justificar e defender seus comportamentos por acreditar piamente que sempre foi assim mesmo. Quem já não ouviu alguém dizer, “é… eu sou assim mesmo, cabeça dura e teimoso desde de pequeno. Meu pai sempre dizia isto de mim.” Ou “minha mãe muitas vezes dizia que eu era lento e lerdo demais para aprender, que eu era devagar quase parando.” Ou pior ainda uma frase famosa que inúmeras mulheres quando crianças tiveram o desprazer de ouvir, “é minha filha, homem é assim mesmo, não presta e não vale pra nada!” Estas mães não tem idéia do dano emocional que estas palavras podem ter causado em suas filhas que ouviram isto durante anos, ou o filho que interpretando as mesmas palavras acabava pensando que também não prestava ou possuia algum valor. Inseguranças geradas no próprio ambiente familiar. Também existem aqueles indivíduos que por não terem sido bem sucedidos em seus próprios empreendimentos ou carreira profissional expressam suas frustrações com comentários recalcados como “fulano sonha alto demais… quanto mais alto sonha maior ainda será a sua queda.”

Estou hoje aqui DECLARANDO que não é isto que Deus, nosso Criador, afirma que somos. Se não conhecemos a palavra de Deus corremos o risco de simplestemente carregarmos por anos estes rótulos como verdades. Mentiras que incorporamos como verdades em nossas vidas. É importante termos a consciência que outras pessoas não determinam nosso destino, nós o determinamos. Nós somos capazes de quebrar qualquer ciclo destrutivo, se escolhermos assim fazer.

Um fato real que ilustra claramente o impacto que palavras causam na vida das pessoas é um vivenciado por uma criança chamada Albert. Certa vez, durante uma reunião de pais e mestres seu professor aproximou-se de seu pai e disse “Albert não será bem sucedido em nada que ele fizer na vida…” Por 17 anos este jovem carregou consigo tal declaração até que um dia, quando já adulto, foi requerido dele fazer um teste de QI o qual era obrigatório no processo de recrutamento em uma empresa na qual ele desejava trabalhar. O resultado deste teste de QI mudou significantemente a vida deste jovem que por 17 anos carregava consigo o peso de palavras duras e não medidas. Surpreendentemente, o resultado do QI do jovem Albert indicou que ele tinha a mente de um gênio. E GÊNIO ele realmente era. Seu nome, Albert, – Albert Einstein. Um dos maiores físicos da história da humanidade. O peso de um rótulo de derrota foi substituído por um rótulo de gênio. E como se diz em inglês – the rest is history.

Saiba que um rótulo apenas gruda com sua permissão. Remova o rótulo que tem te estagnado e impedido de ir adiante. Você é um vencedor! Você nasceu para vencer. Por estar aqui hoje, você já venceu a primeira corrida da sua vida realizada no ventre de sua mãe. Ouse remover o rótulo que tem te atrapalhado a conquistar seus objetivos e realizar seus sonhos. Nada poderá te segurar quando você decidir se livrar das amarras do passado. Quando Deus te criou, ele não cometeu nenhum erro e ninguém pode te fazer sentir inferior sem a sua permissão.

Para reconhecermos o nosso valor, primeiramente devemos entender quem somos e de quem somos. Se quisermos atingir o próximo nível e nos tornarmos a pessoa que nosso Pai Celestial nos criou para ser, primeiramente devemos remover os rótulos que tem nos impedido de ir adiante. Acredite no que Deus declara sobre sua pessoa – Você é escolhido, perdoado, restaurado, valioso, precioso, uma obra de arte. O próprio Criador declara em Gênesis 1:31 após ter comtemplado tudo que fizera, inclusive o homem, que tudo era muito bom. O Senhor quer que desfrutemos uma vida abundante.

Você talvez ainda não entendeu o motivo de suas dificuldades ou o porque ainda não conseguiu alcançar seus objetivos. Encare este período como um tempo de aquebrantamento. Escolha se dar a chance de transformar dificuldades em desafios e desafios em oportunidades de crescimento. As nossas escolhas tem o poder de adiar ou antecipar o tempo necessário para que o próposito de Deus seja realizado em nossas vidas.

Embora vivemos em um mundo repleto de aflições e provações, não desanime, não desista, reconheça o teu valor, reconheça de quem você é, e para que você foi criado. Considere uma nota de $100 dólares que mesmo suja, rasgada ou rabiscada mantém o seu devido valor. Assim também somos nós. Nem nossas dificuldades nem as circunstâncias nas quais nos encontramos tem o poder de inferiorizar o nosso devido valor perante Deus.

Aprenda a reconhecer e utilizar seus próprios talentos e habilidades. Desenvolva cada talento que lhe foi gratuitamente concedido pela misericódia Divina. Foque no que você tem de melhor e exercite sua força interior. Ore, busque a Deus e aproxime-se mais dÊle. Ele promete que se nós nos achegarmos a Ele, Ele irá se achegar a nós, Tiago 4:8. Visualize vitórias e conquistas na sua vida. Abrace seu presente, valorize-o e invista no momento no qual você está vivenciando. Aprenda com os erros dos outros, aprenda com seus próprios erros. Não utilize sua energia vivendo no teu passado. Não desperdiçe seu tempo precioso com conversas futéis, preconceitos ou julgamentos. Use sua mente em seu favor, não contra você.

Encorajo você a começar hoje uma nova etapa de sua vida, removendo rótulos. Mude a rota e os rótulos de sua vida. Valorize a criação de Deus, primeiramente, valorizando a obra de arte que Ele criou…VOCÊ! Independente de suas circunstâncias atuais, desejo que você possa fazer as pazes consigo mesmo e aceitar quem o criou.

Desejo brandura de coração, amor, paciência, domínio próprio e alegria para seu dia hoje.

Dra. Claudia Martins

Apoio Multi Holding

Dr. Claudia Martins’ photo produced by www.passportpictures.org

Post a Comment